EMERGE promove eventos sobre processos comunicacionais emergentes
No período de 8 a 10 de novembro de 2021 o Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (EMERGE), grupo de pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF), promove dois eventos científicos online que analisam temas de interesse da sociedade ligados à comunicação, à informação e à cultura.
V Encontro do EMERGE - “Esculpir a comunicação emergente” O primeiro evento é o V Encontro do EMERGE, que tem como tema “Esculpir a comunicação emergente”, com quatro mesas de exposição e debate sobre temas de pesquisas em andamento. Acontece nos dias 8 e 9 de novembro de 2021, de 14h às 18h, no canal do EMERGE no Youtube.
A primeira Mesa analisará o tema “Direitos e regulações”. Será realizada no dia 8 de novembro de 2021, às 14h, sob a moderação do coordenador do EMERGE, Adilson Cabral, e com a participação de três pesquisadoras do grupo. Emanuela Amaral apresentará "Por uma regulação de comunicação para os povos indígenas no Brasil: pontes entre as políticas públicas latino-americanas e o caso brasileiro”. Priscila Seixas da Costa analisará "Da midiatização da Lei Rouanet à Lei Aldir Blanc: impactos da transição política no Brasil”. Kalinka Tavares verificará “A cultura do cancelamento e outros movimentos digitais como instrumentos de censura: impactos do abuso de movimentos polarizados em uma democracia fragilizada”. Mesa 2 – Territórios e populações A segunda Mesa trabalhará com o tema “Territórios e populações”. Será realizada no dia 8, às 16h, sob a moderação da pesquisadora Eula D.T. Cabral e com a análise de quatro pesquisas que vêm sendo desenvolvidas pelos membros do EMERGE. Claudiene dos Santos Costa analisará a "Midiatização do pertencimento: a escuta pela Internet do programa de rádio ‘Sábado de todas as maneiras’ ”. Larissa Souza da Silva mostrará a "Baixada Fluminense nas Redes Sociais: uma análise da construção de identidade”. Cinthya Pires Oliveira apresentará "Voz das Comunidades: Participação, atenção e uso de plataformas digitais". Francisco Wescley Gomes Santos verificará "As redes sociais Portal Ispia e Ciranda Mídia como canais de visibilidade do ciclo junino no Ceará”.
Mesa 3 – Identidades e vinculações A terceira Mesa será realizada no dia 9 de novembro de 2021, às 14h. Com o tema “Identidades e vinculações”, será moderada pelo pesquisador Marco Schneider e terá a presença de quatro membros do EMERGE. Domingos Alves de Almeida mostrará "A construção das identidades culturais latino-americanas nos discursos da Televisión del Sur - teleSUR”.
Bruna Franco Castelo Branco Carvalho analisará "Viva São João! um paralelo luso-brasileiro dos circuitos juninos (Braga x Fortaleza) e seus processos folkmidiáticos audiovisuais”.
Marcelo Silveira Correia apresentará "As máscaras usadas no cotidiano: transversalidades midiáticas".
Iago Fillipi Patrocínio Macedo verificará "K-Pop em Fortaleza: o Consumo e a Produção de Dança Cover por Fãs da Música Pop Sul-Coreana”.
Mesa 4 – Estruturas e agentes
A quarta Mesa analisará “Estruturas e agentes”. Será realizada no dia 9, às 16h, sob a moderação da pesquisadora Maria Érica Lima e com a presença de três membros do EMERGE que mostrarão as pesquisas que vêm desenvolvendo.
Maíra Medeiros Carvalho Xavier apresentará "O Jogo da Influência: influenciadores digitais, plataformas e mercado digital”.
Cintia Augustinha dos Santos Freire verificará a "Reinvenção dos grupos de mídia frente ao audiovisual multitela no cotidiano da sociedade brasileira”.
Suewellyn Cassimiro Sales mostrará a "Representação da mulher negra no jornalismo cearense: análise dos jornais O Povo e Diário do Nordeste”.
Ana Paula de Alencar analisará a "Competência Crítica em Informação através da Alfabetização Crítica Midiática”.
Painel "Combate à desinformação e a regulação da mídia" No dia 10 de novembro de 2021, às 18h, o EMERGE realizará o painel "Combate à desinformação e a regulação da mídia", em parceria com a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD). O evento será realizado no canal do EMERGE no Youtube, no endereço https://www.youtube.com/watch?v=pRdo0zUHCEM, tendo a presença dos pesquisadores Adilson Cabral, Eula Cabral e Marco Schneider. Conheça os pesquisadores. Adilson Cabral – coordenador do grupo de pesquisa EMERGE. Professor Titular da UFF, com atuação no Departamento de Comunicação Social e no Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC - UFF). Bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq - nível 2. Pós-doutorado em Comunicação na Universidade Carlos III de Madrid. Doutor e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Integra o LaPA - Laboratório de Pesquisa Aplicada do PPGMC-UFF e o grupo de pesquisa Comuni. Autor de livros e artigos em Políticas de Comunicação, com ênfase em Comunicação Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de comunicação, democratização da comunicação, apropriação social das TICs, comunicação comunitária e digitalização das comunicações. Eula Cabral – chefe do setor de pesquisa em Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Coordenadora de conteúdo do portal institucional da FCRB. Professora do Programa de Pós Graduação em Memória e Acervos (PPGMA) da FCRB. Coordenadora e pesquisadora do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC/FCRB) e pesquisadora do EMERGE. Tem Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É Doutora e Mestre em Comunicação Social pela UMESP. Autora de livros e artigos nas áreas de economia política da comunicação, da cultura e da informação; direito à comunicação; direito à cultura; direito à informação; políticas e estratégias de comunicação; tecnologias de informação e comunicação; mídias digitais; e mídia brasileira. Marco Schneider - bolsista de Produtividade CNPq. Cientista do Nosso Estado Faperj. Pesquisador titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Professor associado do departamento de Comunicação Social da UFF e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI-Ibict/ECO-UFRJ e do PPGMC-UFF. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doutorado em Estudos Culturais, pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da UFRJ. Autor de livros e artigos sobre: ética; epistemologia; economia política da informação, da comunicação e da cultura; desinformação; competência crítica em informação; literacia midiática.
Confira os links dos eventos
Mesas 1 e 2 (dia 8/11/2021) - https://www.youtube.com/watch?v=PLGBVCR8ieo
Mesas 3 e 4 (dia 9/11/2021) - https://www.youtube.com/watch?v=TzYsrZQUR8Q
Painel (dia 10/11/2021) - https://www.youtube.com/watch?v=pRdo0zUHCEM
Este texto foi publicado inicialmente no Comunicação e Movimento.
Comments