EPCC compartilha conhecimento científico
O grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC), desde 2017, vem compartilhando conhecimento científico com a sociedade brasileira.
Sob liderança de Eula D.T.Cabral, é formado por pesquisadores doutores, mestres, mestrandos, graduados e graduandos que atuam com pesquisas, eventos e publicações científicas. Seus participantes apresentam os resultados das pesquisas em eventos nacionais e internacionais. E, em busca de contribuir com a sociedade brasileira, disponibiliza em suas redes sociais e em seu site EPCC: notícias, legislação, eventos, livros, artigos e pesquisas sobre economia política da comunicação e da cultura, direito à informação, direito à cultura, direito à comunicação, democratização da cultura, da comunicação e da informação.
O grupo de pesquisa EPCC trabalha com três linhas de pesquisa: Direito à Comunicação, Direito à Cultura e Direito à Informação, tendo como objetivo analisar o cenário atual, as legislações e como governo, empresários da mídia e sociedade civil se posicionam diante desses temas perante à sociedade. Verificam-se casos que mostram a importância da democratização das áreas, os efeitos da concentração da mídia e o porquê de se restaurar e possibilitar que a comunicação, a cultura e a informação sejam direitos de todo(a)s. Leva-se em consideração a política, a economia, as novas tecnologias, a mídia e a realidade social. A atuação do grupo se dá a partir de três estratégias: pesquisa científica, eventos e divulgação científica (através do site EPCC e do canal de podcasts Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura).
Pesquisa científica A primeira estratégia, investigação científica, é voltada para o desenvolvimento de pesquisas científicas que analisem o cenário midiático brasileiro. Não é à toa que o foco principal esteja no projeto de pesquisa “Concentração midiática diante da democratização da comunicação e da diversidade cultural: análise das estratégias dos grandes conglomerados”.
O objetivo geral do projeto de pesquisa é analisar a concentração da mídia no Brasil e a importância da comunicação e da cultura como direitos humanos, verificando as estratégias dos conglomerados, o papel do governo e demandas das organizações sociais que defendem a democratização da comunicação e a diversidade cultural. Os específicos são: Verificar como o cenário midiático vem sendo construído no Brasil; analisar a legislação brasileira e os acordos internacionais, identificando como regem o conteúdo midiático e a diversidade cultural e o que falta ser implementado no Brasil por parte dos governos e dos grupos de mídia; mostrar como a democratização da comunicação e a diversidade cultural são vistas pelo governo federal, sociedade civil e conglomerados midiáticos (CABRAL, 2019).
Todos os resultados da pesquisa são disponibilizados na área Pesquisas do site EPCC. Confira.
Divulgação científica
Compartilhar os resultados das pesquisas é fundamental. Tudo começou com o site EPCC. Feito em plataforma gratuita, com um design limpo e acessível em qualquer tipo de computador e em dispositivos móveis, é dividido em seis partes. O objetivo é chamar e envolver a sociedade nos assuntos relacionados à democratização da comunicação e da cultura através de notícias divulgadas, principalmente na Internet, permitindo ao internauta a leitura completa do que foi divulgado e está acessível. Além de pesquisas feitas nas instituições científicas e pelo grupo, com uma lista de artigos e livros; uma área com legislações nacionais e internacionais, além dos eventos científicos sobre as temáticas estudadas. Ele foi lançado em agosto de 2017. Mesmo em meio à pandemia do coronavírus, que chegou ao Brasil em março de 2020, o grupo se organizou e criou o canal de podcasts Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura, disponibilizando à sociedade brasileira obras científicas importantes sobre direito à comunicação, à informação e à cultura.
O objetivo é fazer com que os brasileiros tenham acesso à produção acadêmica e entendam cientificamente a importância do direito que todos têm em relação à comunicação, à informação e à cultura. Desde o dia 25 de março de 2020 já foram publicados mais de 60 podcasts, disponibilizados nas plataformas Spotify, Anchor.fm, RadioPublic, Breaker, Google Podcasts, Overcast, Pocket Casts, dentre outras.
E para que os podcasts continuem sendo acessíveis e difundam conhecimento científico à sociedade brasileira por outros pesquisadores e grupos de pesquisa, no dia 17 de agosto de 2020, Eula D.T.Cabral, coordenadora do grupo EPCC, e as bolsistas Karen B.S. Rodrigues (Faperj/FCRB), Juliana M. R. Celestino (CNPq/FCRB) e Danielle F. R. Furlani (FCRB) realizaram a Oficina "Produção e publicação de podcasts em meio à pandemia" para os integrantes e pesquisadores dos grupos de pesquisa EPCC e EMERGE - Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência. O manual da Oficina está disponível.
Também divulga suas publicações nas redes sociais: Facebook - EPCC - Economia Política da Comunicação e da Cultura. Instagram - EPCC Brasil.
Eventos científicos No caso da realização de eventos científicos, o objetivo é aproximar pesquisadores e ativistas para o debate e busca de alternativas para a democratização da mídia e da área cultural. Assim, cada evento é gravado e disponibilizado nos canais do Youtube da FCRB e do grupo, o EPCC Brasil, além de seu site EPCC. Participam como palestrantes e mediadores pesquisadores que têm posicionamento crítico em relação às áreas de Comunicação e Cultura, analisam o cenário brasileiro e buscam contribuir com alternativas que podem ser adotadas pela sociedade civil em qualquer parte do Brasil.
Confira os próximos eventos que serão realizados e o Manual de Eventos Científicos Online do grupo EPCC, redigido pelas responsáveis da Oficina online, Eula D.T.Cabral (FCRB) e Renata M.B.dos Santos (UFRJ/FCRB), realizada com o grupo no dia 8 de outubro de 2020.
OUTUBRO
III Seminário de Pesquisas Científicas sobre Memória e Acervos
Data: 19/10/2020
Horário: 18h às 21h
Palestrantes: Eula D.T.Cabral, Beatriz Cunha, Breno Pagoto, Bruna Reis, Carina Mesquita, Clarice Campos e Maria Byington.
Inscrições: https://doity.com.br/iii-seminario-de-pesquisas-cientificas-sobre-memoria-e-acervos#registration
III Seminário de Pesquisas Científicas sobre Memória e Acervos
Data: 26/10/2020
Horário: 18h às 21h
Palestrantes: Eula D.T.Cabral, Denise Coelho, Fabianne Gonçalves, Gabriel Vabo, Ricardo do Paraizo, Walquiria Raizer e Marilda Samico.
Inscrições: https://doity.com.br/iii-seminario-de-pesquisas-cientificas-sobre-memoria-e-acervos-1#registration
NOVEMBRO
III Ciclo de Palestras "Paradigmas Culturais Hoje"
Data: 06/11/2020
Horário: 18h às 21h
Palestrantes: Eula D.T.Cabral, Maria Érica Lima, Ronaldo N.da Gama, Ana Torrezan e Mariana Teixeira.
Comments