top of page
  • Eula D.T.Cabral

EPCC participa do evento internacional HDRio 20/21

Nos dias 13 e 14 de abril de 2021 membros do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC) participaram do II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio20/21 apresentando resultados das pesquisas que vêm desenvolvendo nas áreas de Comunicação, Informação e Cultura.

A importância e o desafio da preservação e difusão dos acervos das instituições de cultura e de memória no Brasil na internet foi o título do artigo apresentado pela coordenadora do grupo EPCC, Eula Cabral, no dia 13 de abril de 2021 no eixo 3 - Acervos Digitais e Memória Social. O trabalho mostrou a importância da preservação e difusão dos acervos das instituições de cultura e de memória no Brasil na Internet, destacando a curadoria digital, gestão de documentos, processos e acervos digitais, gerenciamento de repositórios digitais e uso de plataformas abertas para disseminação de acervos digitais em instituições públicas no Brasil. O vídeo da apresentação já está disponível. No dia 14, o grupo participou de dois eixos temáticos: 3 e 8. No eixo 3 - Acervos Digitais e Memória Social - Maria Byington apresentou a pesquisa Televisão no Brasil: preservação, acervos digitais, acesso e reuso. Analisam-se "questões acerca da preservação audiovisual de arquivos televisivos, quanto ao acesso e reuso da informação contida nestes documentos veiculados em emissoras de radiodifusão de imagem e som no território brasileiro, sejam elas comerciais, públicas ou estatais, cabeça de rede ou retransmissoras". Confira o vídeo.


No eixo 8 - Humanidades Digitais na Realidade Brasileira - foram apresentadas três pesquisas. Desafios das políticas de comunicação e de cultura no Brasil diante das novas tecnologias e de uma sociedade midiatizada foi apresentada por Eula D.T.Cabral. Analisou-se a realidade que vem acontecendo no Brasil, a partir dos estudos de Economia Política da Comunicação, da Cultura e Informação, levando-se em consideração as políticas de comunicação e culturais que vêm sendo implementadas no país, assim como investimentos nas áreas de tecnologia e social, e os desafios para a sociedade civil desde o governo de Michel Temer (2016 - 2018) até o do atual Presidente da República Jair Bolsonaro (desde 2019). O fenômeno nordestino no YouTube e Instagram: Os casos Whindersson Nunes e Carlinhos Maia foi o tema de Luana Matos. A partir da análise da mídia e da heterogeneidade cultural brasileira, verificou-se que "os influenciadores ocupam um espaço importante ao veicular a cultura nordestina em contrapondo aos grandes conglomerados de mídia do Brasil que privilegiam a cultura do eixo Rio-São Paulo". Como a concentração midiática afeta as políticas de streaming e video on demand? foi analisado por Lucas Machado. Mostrou-se como funciona o cenário da comunicação e "formas de incentivar o pluralismo de conteúdo e a diversidade cultural, até que eles se sobreponham aos interesses econômicos desses grupos e a comunicação seja apropriada pela sociedade como direito de todo(a)s". Confira o vídeo das apresentações do eixo 8.

37 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page