EPCC participa do Seminário do PIPC 2021
- Mariana Franco
- 23 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
No dia 17 de novembro de 2021, quarta-feira, Mariana Teixeira, membro do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC) e bolsista no Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na Área da Cultura (PIPC) da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), sob orientação da Dra. Eula D. T. Cabral, apresentou sua pesquisa sobre o Centro de Referência em Políticas Culturais da FCRB no Seminário do PIPC 2021.
O trabalho "Políticas Culturais e Contemporaneidade: criação de um Centro de Referência de Estudos em Políticas Culturais (2016-2020)" destacou que, conforme Nora (1993, p.7), há lugares onde a memória se cristaliza e se refugia. Os lugares de memória são meios de acesso a uma memória que é história, e, por meios de vestígios, é reconstituída e reivindicada. Nesse sentido, podemos entender um repositório como o RUBI como um lugar de memória, além de um importante espaço de democratização da informação.
É importante destacar que a política de preservação digital deve abranger aspectos organizacionais, legais e técnicos. O repositório digital ou institucional tem início como uma referência de divulgação e comunicação da produção acadêmica, científica, técnica, artística e cultural. Esse empreendimento se firma uma base tecnológica que se apoia nas ideias do acesso aberto à informação, possibilitando a publicação e a disseminação do conhecimento, além de promover uma acelerada divulgação do conhecimento científico a menor custo e a um número ampliado de pessoas e instituições (GRACIO, et al., 2013, p.127).
As atividades do trabalho no projeto “Políticas Culturais e contemporaneidade: criação de um centro de referência e de estudos em Política Culturais” concentram-se, principalmente, na captação e indexação de documentos, cuja temática envolvem as políticas culturais, no Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais – RUBI e, a partir de 2021, também na plataforma Omeka, dando continuidade ao Centro de Referência de Políticas Culturais.
A documentação indexada pela Cátedra no RUBI encontra-se na comunidade do Centro de Referência de Políticas Culturais, que é dividida em outras sete subcomunidades, que consistem em: “Cátedra”; “Entes Federados”; “Governo Federal”; “Política Cultural Global”; “Produção Acadêmica”; “Produção do Setor de Pesquisa em Políticas Culturais/FCRB”; e “Sociedade Civil”. Estas subcomunidades são divididas em coleções, totalizando 15 coleções:
•Cátedra (35 documentos): Gestão Cátedra; e Produção Cátedra.
•Entes federados (331 documentos): Estados e DF; e Municípios.
•Governo Federal (1914 documentos): Ministério da Cultura MinC; Ministério da Educação (1930-85); Secretaria Especial da Cultura.
•Política Cultural Global (115 documentos): Ações Política Cultural Global; Marcos legais.
•Produção acadêmica (70 documentos): Livros e capítulos; Teses, dissertações e monografias.
•Produção do setor de pesquisas em Políticas Culturais/FCRB (37 documentos): Audiovisual; textual.
•Sociedade civil (22 documentos): Ações e projetos Sociedade civil; Divulgação Sociedade civil.
Já no Omeka, os documentos estão organizados em cinco repositórios: Sociedade civil; Produção científica; Cultura regional; Cultura nacional; e Política Cultural Global.
Posts recentes
Ver tudoO seminário ‘Marco Legal da Inteligência Artificial’ promovido nesta segunda, 20/3, pela FGV no Rio de janeiro contou com a participação...
O uso de ferramentas como Midjourney e deepfake, técnicas de inteligência artificial que vem sendo usadas para produzir desinformação,...
O Coletivo, no dia 25 de março de 2023, no programa "A voz trabalhadora", contou com a presença de diversos participantes e entre eles o...
Comentarios