EPCC tem trabalho aprovado no HDRio 2023
O grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura tem um trabalho aprovado no III Congresso Internacional em Humanidades Digitais (HDRio2023). Evento que tem como tema “Gambiarras Digitais – Arte, Ciência e Política no Mundo Conectado”, será realizado no Rio de Janeiro (RJ) no período de 16 a 20 de abril de 2023.
A pesquisa foi submetida ao GT Tecnologia da Informação, Memória Social e Acervos Digitais. "O desafio da valorização da cultura brasileira nos repositórios digitais: o caso da FCRB" é escrito pela coordenadora do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC), Eula Dantas Taveira Cabral, e pelas bolsistas do Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico da Fundação Casa de Rui Barbosa: Cintia Augustinha dos Santos Freire e Mariana Franco Teixeira.
Conheça a pesquisa
O desafio da valorização da cultura brasileira nos repositórios digitais: o caso da FCRB
Autoras: Eula D.T.Cabral, Cíntia Freire e Mariana Franco Resumo:
Os repositórios digitais são fundamentais para a preservação da memória e difusão científica de acervos, disponibilizados em arquivos, de diversos formatos, de uma instituição ou área de pesquisa. Proporcionam o compartilhamento do conhecimento científico com a sociedade, independente de idade e níveis de renda e instrução.
Com o apagamento cultural recente, muitos documentos desapareceram das páginas (web) de instituições federais, prejudicando o conhecimento sobre a cultura brasileira e tentando apagar a memória das políticas culturais e garantias da população em relação ao direito à cultura, garantido na Constituição federal e em acordos internacionais.
Diante deste cenário, desde 2016, a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), instituição federal de memória e cultura, junto com a Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão, criou o repositório temático Centro de Referência de Políticas Culturais dentro do repositório institucional, o Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais (RUBI).
Com a mudança de governo e a retirada do RUBI do ar, o grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC), do setor de pesquisa em Políticas Culturais da FCRB, criou cinco repositórios temáticos na plataforma Omeka, garantindo à sociedade brasileira uma parte da documentação disponibilizada no RUBI. São eles: Política Cultural Global; Produção científica sobre cultura; Cultura nacional; Cultura regional; e Cultura e sociedade civil.
No repositório Política Cultural Global são disponibilizados dados, legislação e pesquisas sobre políticas culturais e gestão da cultura dos organismos públicos e sociedades internacionais, como ONU. Em Produção científica sobre cultura, publicações digitais de livros, capítulos, teses sobre políticas culturais, gestão e direito à cultura.
No repositório Cultura nacional trabalha-se com documentos sobre políticas públicas na área de Cultura que envolvem instituições, como Ministério da Cultura, da Educação (1930-85) e Secretaria Especial da Cultura. Em Cultura regional, dados sobre políticas públicas de cultura dos Estados, Distrito Federal e municípios brasileiros. Já em Cultura e sociedade civil, documentos sobre ações, projetos e divulgação da sociedade civil.
Neste artigo, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, são apresentados os repositórios, suas estratégias de divulgação científica e o trabalho desenvolvido no setor de Pesquisa em Políticas Culturais da FCRB. Os repositórios no Omeka têm como base a pesquisa “Cultura, Comunicação e Informação na era digital”, de Eula Cabral (2021), desenvolvida nos programas de pesquisa da FCRB. Seu objetivo é mostrar como a cultura, a comunicação e a informação são encaradas pela sociedade, políticos e empresários na era digital, a partir de pesquisas bibliográficas, documentais, entrevistas e estudos de casos.
O embasamento teórico do artigo trabalha com autores como CABRAL (2022, 2021) DUGUID (1997), KURAMOTO (2006), LEITE (2009), NHACUONGUE (2015), SHINTAKU (2018, 2010), dentre outros.
A cultura foi alvo de perseguições políticas e de apagamento no Brasil. Com a posse do novo presidente da República, sua memória vem sendo resgatada. Os repositórios desenvolvidos na FCRB são fundamentais neste resgate. Algo que este artigo analisa, mostrando a importância dos acervos, estratégias utilizadas e como outras instituições e pesquisadores podem criar e manter repositórios que são fundamentais para a democracia, memória e identidade brasileira.
Palavras-chave: acervos digitais, cultura, repositórios digitais, FCRB, direito à cultura.
Saiba mais sobre o evento III Congresso Internacional em Humanidades Digitais (HDRio2023)
Tema: Gambiarras Digitais – Arte, Ciência e Política no Mundo Conectado Data: 16 a 20 de abril de 2023 Local: Fábrica Bhering - Rio de Janeiro (RJ)
Mais informações: https://www.even3.com.br/hdrio2023/
Comments