top of page
Carol Magalhães

EPCC participa do VIII Encontro Nacional e V Encontro Internacional de Estudos da Imagem

No período de 24 a 28 de maio de 2021 será realizado o VIII Encontro Nacional de Estudos da Imagem e o V Encontro Internacional de Estudos da Imagem pelo Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Com pesquisadores do Brasil e da América Latina, fará 15 Simpósios Temáticos (ST), tendo a participação do grupo EPCC com nove trabalhos de investigação científica.


Os Simpósios estão divididos em quinze diferentes temas: Publicidade, Marketing e Consumo; Imagens Midiáticas e/ou Midiatizadas: Temporalidaes e Historicidade; Gênero, Corpo e Sexualidades; Práticas e Culturas cinematográficas; Arte(s), Memórias e Universo Visual: miradas e investigações; Manuscritos Impressos, Telas... Imagem e Escrita em relação; Fotografia Documental e Fotojornalismo na América Latina; História, Imagem e Humor; Imagem e Educação; Guerra das Imagens: A Cultura Oriental e suas Difusões; As Narrativas Flutuantes da Moda: Cultura, Imagem e Consumo; Para olhar uma Fotografia; Religião e Religiosidades; Imaginários e Mitologias Contemporâneas; Cinema e Historia: entre práticas e representações.


Pesquisadores e trabalhos do EPCC no evento


Carolina Venancio Magalhães, pesquisadora do grupo e bolsista de IC do CNPq, apresenta o trabalho "Mídia e agronegócio: construção de sentido por meio das imagens" no ST: Publicidade, Marketing e Consumo no dia 24/5 entre 14h e 18h.


Renata Moreira B. Santos, pesquisadora do grupo, apresenta o trabalho "A crise dos refugiados pela foto de Aylan Kurdi" no ST: Imanens Midiáticas e/ou Midiatizada no dia 24/5 entre 14h e 18h.


Danielle Rodrigues Furlani, pesquisadora do grupo e bolsista de IC do CNPq, apresenta do trabalho "Mulheres e cultura digital: o antifeminismo na internet" no ST: Gênero, Corpo e Sexualidades no dia 25/5 entre 19h e 22h30.


Karen B. Santarem Rodrigues, pesquisadora do grupo e que foi bolsista de IC da Faperj, apresenta o trabalho "Análise do padrão de beleza de mulheres jornalistas em telejornais dos conglomerados midiáticos" no ST: Gênero, corpo e sexualidades dia 24/5, entre 19h e 22h30.


Maria Byington Leite de Castro, pesquisadora do grupo, apresenta o trabalho "Arquivos de televisão no Brasil: memória, patrimônio audiovisual ou esquecimento?" no ST: Imagens Midiáticas e/ou Midiatizadas: Temporalidaes e Historicidade no dia 25/5 entre 14h e 18h.


Denise Trindade, pesquisadora do grupo EPCC e professora convidada do PPGMA/FCRB, apresenta o trabalho "Cartografias da ausência: memória, arte e política na contemporaneidade" no ST: Arte(s), Memórias e Universo Visual: miradas e investigações, na mesa "Arte, engajamento político e denúncia social" no dia 25/5 entre 19h e 22h30.


Luana Matos do Nascimento, pesquisadora do grupo e que foi bolsista de IC, trabalha com "A importância do humor na imagem do ser nordestino" no ST: "História, Imagem, Humor" no dia 27/5 entre 14h e 18h.


Lucas da Silva e Silva Machado, pesquisador do grupo, apresenta o trabalho "Netflix: modelo de gestão de dados e regularização das plataformas" no ST: Cinema e Historia: entre práticas e representações no dia 27/5 entre 14h e 18h.

Lúcia Helena Novaes, pesquisadora do grupo, apresenta o resultado de sua dissertação de Mestrado "Maternidades Conflitantes: uma reflexão sobre a influência das séries reality show drama familiar de conteúdo original nacional na memória das mães brasileiras" na mesa Imagens do Feminino no dia 27/5 entre 14h e 18h.

O grupo EPCC

O grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC) é coordenado por Eula D.T. Cabral, formado por 20 pesquisadores, sendo três bolsistas de Iniciação Científica (CNPq, FCRB) e um do Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na área da Cultura da Fundação Casa de Rui Barbosa. Os pesquisadores do grupo EPCC desenvolvem suas pesquisas a partir de três grandes projetos de pesquisa: 1. Concentração midiática diante da democratização da comunicação e da diversidade cultural: análise das estratégias dos grandes conglomerados; 2. Políticas Culturais e contemporaneidade: criação de um centro de referência e de estudos em Política Culturais 2016-2020; 3. Cultura, Comunicação e Informação na era digital. O grupo EPCC leva em consideração três estratégias de atuação: 1. investigação científica e análise do cenário midiático brasileiro; 2. realização de eventos que aproximam pesquisadores e ativistas para o debate e busca de alternativas para a democratização da comunicação, da cultura e da informação; 3. site EPCC.




32 visualizações

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page