Estado, cultura popular e identidade nacional é tema de novo episódio do podcast
Nesta quarta-feira (14), foi publicado mais um episódio do canal de podcast Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura. O episódio aborda o capítulo Estado, cultura popular e identidade nacional, que faz parte do livro Cultura brasileira e identidade nacional de autoria de Renato Ortiz. A obra é uma publicação da Editora Brasiliense. Na obra Cultura brasileira e identidade nacional, Renato Ortiz analisa como e por quê os intelectuais brasileiros, em períodos distintos, enfrentaram o desafio de definir a especificidade do brasileiro enquanto nação. O autor desenvolve uma análise acerca das tentativas, por parte de diversos intelectuais, de estabelecer o sentido da cultura popular e da identidade brasileira, desde meados do século XIX, retomando as distintas maneiras que a identidade nacional e a cultura brasileira foram consideradas.
O capítulo Estado, cultura popular e identidade nacional é constituído por: uma apresentação do tema, na qual é apontada a relação entre a temática do popular e do nacional como uma constante na história da cultura brasileira; em seguida, Os elementos da memória coletiva, em que é relacionado memória coletiva com a constituição de uma tradição e com a cultura popular; Do mito à ideologia, em que são feitas as distinções entre memória coletiva e memória nacional, para então explicitar as relações entre popular, nacional e Estado; e por último O intelectual como mediador simbólico, em que são estabelecidos
duas ordens de fenômenos distintos, o popular e o nacional, e a atuação de um agente intermediário a eles.
Sobre o canal de podcast
O canal Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura, é um projeto de disseminação de conhecimento científico realizado pelo grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura, sob orientação da Profa. Dra. Eula D.T. Cabral. O canal traz diversos episódios sobre obras de autores conceituados dentro da área de Economia Política da Comunicação e da Cultura. Ouça o novo episódio do podcast no Spotify e no Anchor.FM.
Comentários