Estudo da Reuters indica que pandemia fortaleceu a confiança na mídia
Na terça-feira, 22 de junho, o Instituto Reuters publicou seu o 10º relatório sobre informação digital. Segundo o estudo, a pandemia de covid-19 impulsionou a confiança do público na mídia em geral e acelerou a digitalização da imprensa ao redor do mundo. O relatório apronta que a confiança na informação aumentou em média 6 pontos desde o início da pandemia, chegando a 44%. Este resultado é baseado em uma série de pesquisas conduzidas pela empresa YouGov em 46 países (com mais de 92 mil entrevistados no total), que representam mais da metade da população mundial.
Nic Newman, um dos principais autores do relatório, afirma que um dos tores ligados à crise podem explicar esse crescimento da confiança: uma maior importância da "informação factual" e da mídia local, deixando de lado a "informação política mais partidária". Além disso, o estudo confirma que a as restrições impostas pela pandemia da Covid-19 reduziram a venda de jornais e as receitas publicitárias. Isso acelerou a transição para assinaturas digitais, em especial em países onde as vendas de jornais em papel são tradicionalmente mais altas.
No Brasil, o índice de confiança na informação chega a 54%, e a preocupação do público com a desinformação alcança um índice de 82%.
O relatório contém informações sobre mídia e informação de diversos países do mundo.
Comments