Facebook muda postura para posts de políticos
Na sexta feira, dia 4, o Facebook anunciou que vai tratar posts de políticos da mesma maneira que posts de outros usuários.
A empresa não vai mais proteger as autoridades e os políticos das regras de moderação de conteúdo que se aplicam a todos os outros usuários. A informação é nova e ainda não se sabe mais detalhes sobre essa mudança de postura. Fica a dúvida se se isso seria aplicado aos eleitos ou se qualquer pessoa que se identifique como "figura pública" estaria sujeita às normas mais rígidas.
A rede é mais permissiva com posts de políticos desde 2016, ao acreditar que o interesse público se sobrepõe a qualquer normativo interno e que as falas dos políticos têm conteúdos que devem ser vistos e ouvidos por todos.
A nova política, que busca promover uma maior isonomia entre os usuários, está no campo de ações que a empresa vem tomando para combater disseminação de notícias falsas ou conteúdos mentirosos, as "fake news". Essa nova ação será feita pela tática dos "strikes": o usuário será avisado quando cometer alguma infração às regras da rede social, e após cinco informes, o usuário terá a conta suspensa. Junto há isso, haverá a redução do engajamento e do alcance de contas que estiverem sob aviso.
Ainda nas ações para tentar frear a disseminação das "fake news", o Faceook divulgou relatório que revela que, de 2017 a 2020, no Brasil, foram apagados 7.14 perfis, a maioria deles páginas e perfis ligados à política. O relatório busca expor as ações da empresa no combate às pessoas físicas e jurídicas que violaram as políticas de comportamento no Facebook e no Instagram.
Comments