Grupo EPCC está engajado nos repositórios digitais
O grupo EPCC, juntamente com o setor de Pesquisa em Políticas Culturais da FCRB, está totalmente engajado nos repositórios digitais. Na última segunda-feira, dia 23, alguns integrantes do grupo se reuniram para discutir acerca do repositório, traçando metas e estratégias para execução das atividades.
O repositório digital é uma ferramenta que disponibiliza - gratuitamente - o acesso amplo a diversos documentos científicos. E os temas são diversos: cultura nacional, política cultural global, cultura e sociedade civil, cultura regional e produção científica sobre cultura.
Os repositórios digitais são sistemas disponibilizados na web que permitem o depósito e o acesso aos objetos digitais, facilitando o gerenciamento dos objetos depositados. Além de gerenciar os documentos, os repositórios contribuem para a preservação dos documentos digitais. Podem ser utilizados para inúmeras finalidades, como a disseminação de leitura científica, bibliotecas digitais, bancos de objetos ou acervos entre outros. Sua principal característica consiste na representação da produção intelectual de uma instituição, ampliando a visibilidade da instituição e seus autores. (SHINTAKU; MEIRELLES, 2010, p.17-18).
Foto: Na alameda do jardim histórico da Fundação Casa de Rui Barbosa, parte do grupo de pesquisa EPCC-FCRB, após a Oficina sobre os repositórios digitais do EPCC no Omeka realizada no Centro de Pesquisa da Fundação Casa de Rui Barbosa.
Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro de tudo.
Instagram: @epcc.brasil
Comments