Líder Yanomami recebe título doutor honoris causa da UNIFESP
O líder e xamã do povo Yanomami, Davi Kopenewa recebe, no dia 15/03, o título de doutor honoris causa da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Este é o primeiro diploma de doutor honoris causa concedido pela instituição de ensino. A honraria é conferida a personalidades eminentes, nacionais e internacionais, que tenham se destacado nas ciências, nas artes, na cultura, na educação e na defesa dos direitos humanos.
Davi Kopenawa tem contribuído no campo da espiritualidade e se destaca na luta em defesa do povo Yanomami e de suas terras, que vêm sofrendo reiteradas invasões do garimpo ilegal. Também atua na manutenção da floresta em pé e na preservação do meio ambiente. Ele é uma das importantes vozes na denúncia da crise humanitária que assola a Terra Indígena Yanomami.
Em 2022, Davi Kopenawa foi agraciado com outro título de doutor honoris causa, desta vez, concedido pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). E, desde dezembro de 2020, o xamã é membro da Academia Brasileira de Ciências.
Em 2010, Davi lançou o livro “A queda do céu: palavras de um xamã Yanomami”, escrito em parceria com o antropólogo Bruce Albert, originalmente em francês, que foi traduzido para o português e lançado aqui, somente em 2015.
Saiba mais:
Comments