Marisa Monte e o senso de esperança por meio da música
A cantora que está em Turnê com o álbum "Portas" desde o início de 2022, anseia conectar as pessoas pelo "senso de esperança" após um período - ainda existente - de pandemia.
O álbum foi lançado em 2021 e conta com arranjos de cordas compostos de violinos e violoncelos, instrumentos de sopro como flautas e saxofones, tudo com muita arte. Segundo a autora, o seu desejo é espalhar esperança por meio da música:
"Gostaria de conectar as pessoas com esse senso de esperança e com a certeza histórica do progresso e da evolução civilizatória... Se avaliarmos uma curva de tempo mais larga, de 50 ou 100 anos, certamente perceberemos os avanços no campo da ciência, do comportamento, dos direitos civis e das liberdades individuais e do avanço das questões de gênero e raciais. Isso é uma construção coletiva social, que infelizmente não é tão rápida quanto gostaríamos, mas que segue sempre no fluxo constante em direção ao progresso, apesar dos momentos dramáticos como infelizmente estamos vivendo.”
O objetivo é claro: inspirar. Inspirar por meio da música, pela poesia, pela fé cantada.
Em sua passagem com a Turnê pela cidade de João Pessoa, a cantora relembrou o sucesso "A lua e eu" do cantor Cassiano, que faleceu no ano de 2021, vítima de Covid-19. Cassiano foi um dos fundadores do soul brasileiro, compositor de sucessos como "Primavera" e "Eu amo você", eternizados na voz de Tim Maia.
A música continua sendo revolucionária, inspiradora, poética.
A soprano viva no coração dos brasileiros canta em seu novo álbum, na faixa Pra Melhorar:
"Quando você pensa que tá tudo errado e negativo
E que ainda vai piorar, piorar
Pra todo mundo a vida é dificil, mas todos fazem seus sacrifícios pra melhorar
Lá vem o sol,
Para derreter as nuves negras, para iluminar o fim do túnel
E a luz do céu para inspirar os seus desejos
Para fazer você encher o peito e cantar"
Ouça o álbum Portas: https://www.youtube.com/watch?v=QRVsgS0rfQY
Commentaires