Mostra cultural: Quilombo do Feital
Os quilombolas do Feital, em Piedade/Magé-RJ, produzem arte com taboa e capim que crescem nas áreas alagadas. Entre os objetos que são produzidos, destacam-se: bolsas, tapetes, cestos e objetos de decoração.
O artesanato é uma importante fonte de renda no quilombo. Em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ) e com a Prefeitura de Magé, realizaram no último domingo (17) a Mostra Cultural da Taboa.
No evento, os artigos foram vendidos, além de contar com exposições, músicas, trancismo, entre outros.
Segundo Valdirene Couto, representante do Feital, o artesanato em taboa é uma tradição centenária da família do quilombo da Piedade. “Ganhamos um edital da SECEC-RJ para os povos tradicionais e decidimos montar esse evento para mostrar o artesanato com taboa que é uma tradição centenária. Minha avó materna (D. Maria de Lourdes) ensinou para minha mãe (D.Almirena) e minha tia Marilza, agora elas são multiplicadoras do trabalho em taboa, porque meu irmão Valdenir, minha prima Fernanda e algumas crianças do quilombo já estão fazendo seus primeiros artesanatos”, explica.
Segundo certificado da Fundação Palmares, a cidade de Magé possui 3 quilombos e sua história está permeada com a importante participação da população negra.
Saiba mais em: https://mage.rj.gov.br/informacoes/mostra-cultural-no-quilombo-do-feital-exalta-artesanato-com-taboa/
Comentários