O Dia do Fico: Se é para o bem de todos...
O ano de 2022 é um importante marco na história do Brasil, isso porque nesse ano é comemorado o bicentenário da independência. Em que pese o dia 7 de setembro ser a data da declaração da independência do país, a jornada pela autonomia tem um destaque importante: o Dia do Fico.
O dia célebre em que, Dom Pedro I exclamou na varanda do Paço Real: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, digam ao povo que fico!"
Naquele dia, o princípe regente declarou que não cumpriria às determinações das Cortes Portuguesas que insistiam pela sua volta à Portugal. Naquela altura, a outrora colônia, já não era mais assim conderada, já que desde a chegada da família real em 1808, adquiriu o status de Reino Unido. A condição do Reino mudou sensivelmente, principalmente no que tange às liberdades comerciais com a abertura dos portos.
Em verdade, o que as Cortes Portuguesas queriam era recolonizar o Brasil. Inclusive, no final do ano de 1821, a elite nacional se mobilizou e apresentou a Dom Pedro I um abaixo-assinado para que permanecesse no território. Vale dizer que, a elite já compreendia a importância da independência e no quanto o pacto colonial atrasava seus interesses.
O princípe que também queria assegurar o poder de sua monarquia, aqui decidiu ficar e anunciou sua decisão no dia 9 de janeiro de 1822. A resposta portuguesa não foi pacífica e inclusive, anularam a convocação da Assembleia Constituinte brasileira, ameaçaram enviar tropas e insistiam no retorno do princípe ao país. Foi então que, ao receber e ter ciências dessas exigências, Dom Pedro I declarou a independência do Brasil no dia 7 de setembro de 1822.
Comments