O tecido social da Comunicação, da Cultura e da Informação é lançado na web
- Eula D.T.Cabral
- 14 de dez. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de dez. de 2021
No dia 13 de dezembro de 2021 foi lançado na web o ebook "O tecido social da Comunicação, da Cultura e da Informação".
Organizado pelos grupos de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC), da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), e o Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (EMERGE), da Universidade Federal Fluminense, e publicado pela Meus Ritmos Editora, é o segundo número da coleção “Comunicação, Cultura e Informação”. O evento foi apresentado e mediado pelos organizadores da obra, Eula D.T.Cabral (EPCC/FCRB) e Adilson Cabral (EMERGE/UFF). Confira o evento de lançamento.
"O tecido social da Comunicação, da Cultura e da Informação" reúne 20 pesquisadores e oferece ao leitor 12 artigos, organizados em três partes: “Afirmar Princípios”, “Construir Sentidos” e “Estabelecer Caminhos”. Textos resultantes de pesquisas científicas feitas pelos autores, principalmente, nos grupos de pesquisa EPCC e EMERGE. Além dos artigos em português, traz um capítulo em espanhol, possibilitando análises em outros idiomas.
Afirmar Princípios

O capítulo “Comunicação e cultura na era digital: relação entre concentração e democratização midiática” foi apresentado pela autora e organizadora da obra, Eula D.T. Cabral, coordenadora do grupo de pesquisa EPCC.
"A mediação de vídeos pelo YouTube: política conectiva na comunicação de um partido e de dois movimentos sociais”, escrito por Andrea Medrado (EMERGE/UFF), Simone do Vale (EMERGE/UFF) e Adilson Cabral - que é também organizador da obra e coordenador do grupo de pesquisa EMERGE -, foi exposto pela autora Simone do Vale.
O capítulo “Surgimento de algumas plataformas de streaming: acesso, produção e regulação” foi analisado por sua autora, Cintia Augustinha Freire (EMERGE/UFF e EPCC/FCRB).
O último capítulo da primeira parte da obra, “Sobre mídia e mulheres: estudo sobre o antifeminismo na internet”, escrito por Eula Cabral e Danielle Furlani, foi apresentado por Danielle Furlani (EPCC/FCRB).
Construir Sentidos

Na segunda parte da obra também são organizados quatro capítulos. O capítulo “Essência e aparência da desinformação na vida cotidiana”, escrito por Ana Paula Alencar (EMERGE/UFF) e Marco Schneider (EMERGE/UFF), foi descrito por Ana Paula Alencar. Júlia Caldas e Bruno Beaklini (EMERGE/UFF) escreveram “Variação linguística nos meios de comunicação: o caso do livro didático ‘Por uma Vida Melhor’”, mas foi exposto pela autora Júlia Caldas. O capítulo “Fake News e o Feminismo: como as notícias falsas influenciam na luta do movimento”, escrito por Danielle Furlani (EPCC/FCRB), Juliana Celestino (EPCC/FCRB) e Karen Rodrigues (EPCC/FCRB), foi analisado por Karen Rodrigues. E pra fechar a segunda parte da obra, a autora Renata Santos (EPCC/FCRB) mostrou o seu capítulo, “Questões sobre refúgio e a concentração midiática no Brasil”.
Estabelecer Caminhos

A terceira parte da obra contém quatro capítulos.
O pesquisador argentino Felipe Nicoletti mostrou o seu capítulo “Resignificación y empoderamiento del espacio local desde las radios comunitarias: generación de red interinstitucional desde el caso FM “Del Barrio” en Bariloche, Argentina”.
"Comunicação Comunitária e Redes Sociais: uma análise da apropriação e representação social e cultural”, escrito por Larissa Souza (EMERGE/UFF), Luana Nascimento (EPCC/FCRB) e Thainá Queiróz (EPCC/FCRB), foi apresentado pela autora Thainá Queiróz.
O capítulo “K-Pop e Ativismo se misturam? O caso do boicote por fãs ao evento fortalezense Sana”, escrito por Iago Macedo (EMERGE/UFF) e Maria Érica Lima (EMERGE/UFF), foi exposto por Iago Macedo.
E o último capítulo dessa terceira parte, “Fosca, Maria Tudor e Salvator Rosa: um compositor entre o tradicionalismo e a inovação na ópera”, foi analisado por sua autora Mariana Teixeira (EPCC/FCRB).
Confira a obra. Ela está disponível gratuitamente.
CABRAL, Eula D.T., CABRAL FILHO, Adilson V (org). O tecido social da Comunicação, da Cultura e da Informação. Coleção Comunicação, Cultura e Informação - Vol.2. Divinópolis: Meus Ritmos Editora, 2021.
Confira o evento de lançamento no canal do youtube, EPCC Brasil.
Posts recentes
Ver tudoO seminário ‘Marco Legal da Inteligência Artificial’ promovido nesta segunda, 20/3, pela FGV no Rio de janeiro contou com a participação...
O uso de ferramentas como Midjourney e deepfake, técnicas de inteligência artificial que vem sendo usadas para produzir desinformação,...
O Coletivo, no dia 25 de março de 2023, no programa "A voz trabalhadora", contou com a presença de diversos participantes e entre eles o...
Comentarios