top of page
  • Larissa Louback

Opinião pública x opinião publicada: existe diferença?

É notório que os meios de comunicação e a imprensa exercem profundo impacto na sociedade. A mídia é muitas vezes responsável por formas a opinião pública.


No dia 25 janeiro, foi abordado Direito Penal Simbólico aqui no blog, cuja definição compreende a interferência da mídia no direito penal, quando são aprovadas normas mais severas a fim de responder a clamores populares que emergem da provocação feita pela mídia. Mas que acaba sendo simbólico ante a dificuldade de lidar com o aumento da criminalidade. Assim, mostra-se tão somente respostas paliativas que são incapazes de reprovar e prevenir o crime. Você pode ler aqui: https://pesquisaicfcrb.wixsite.com/epcc/single-post/a-influ%C3%AAncia-da-m%C3%ADdia-no-direito-penal


Mas, afinal, o que é opinião pública e opinião publicada? Segundo o Observatório da Imprensa:


Opinião pública é um ente social, singular, que expressa um sentimento, um desejo, uma expectativa de uma sociedade.

É pública porque alheia, acima de interesses coletivos, particulares ou privados. É pública porque construída publicamente, em espaços públicos, através do debate. A mídia é, hoje, o espaço público por excelência, que veio substituir a tradicional ‘praça com uma tribuna’. Por isso mesmo seus veículos, jornais, TVs, rádios e internet têm que ser protegidos contra a censura e a usurpação da opinião pública pelo poder, seja econômico, social ou político.


Segundo o Jornal Renovação, opinião publicada é o que se publica para que que se forme e manipule a opinião pública.




5 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page