Painel "Combate à desinformação e a regulação da mídia" está disponível na web
No dia 10 de novembro de 2021, o Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (EMERGE), grupo de pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF), realizou na web o painel "Combate à desinformação e a regulação da mídia", em parceria com a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD). O evento foi realizado no canal do EMERGE no Youtube, tendo a presença dos pesquisadores Adilson Cabral, Eula Cabral e Marco Schneider.
Adilson Cabral, coordenador do grupo de pesquisa EMERGE, professor titular da UFF, com atuação no Departamento de Comunicação Social e no Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC - UFF) e bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq - nível 2, falou sobre as pesquisas desenvolvidas no EMERGE e a importância de se entender o combate à desinformação e a regulação da mídia.
Eula Cabral, chefe do setor de pesquisa em Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), professora do Programa de Pós-graduação em Memória e Acervos (PPGMA) da FCRB, coordenadora do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC/FCRB) e pesquisadora do EMERGE, explicou "Como a concentração da mídia interfere na democratização da informação e da comunicação". Os slides da apresentação estão disponíveis aqui.
Marco Schneider, bolsista de Produtividade CNPq, cientista do Nosso Estado Faperj, pesquisador titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e professor associado do departamento de Comunicação Social da UFF e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação - PPGCI-Ibict/ECO-UFRJ e do PPGMC-UFF, mostrou a relevância do estudo sobre a informação e a desinformação no cotidiano e na área científica.
Confira o vídeo do evento - https://www.youtube.com/watch?v=pRdo0zUHCEM Veja também os vídeos V Encontro do EMERGE, que analisou o tema “Esculpir a comunicação emergente”.
Comments