Pesquisa do grupo EPCC é premiada na XV Jornada de IC da FCRB
Nos dias 9 e 10 de março de 2021 foi realizada a XV Jornada de IC da Fundação Casa de Rui Barbosa, reunindo todos os bolsistas de iniciação científica da instituição. Evento que também teve a presença dos orientadores e dos membros dos Comitês Externo e Institucional, selecionando os cinco projetos que se destacaram. Dentre eles, foi premiada uma pesquisa do grupo EPCC.
Participação do grupo EPCC
No dia 9, os bolsistas de Iniciação Científica (IC) do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC) participaram da XV Jornada de IC da FCRB, apresentando os resultados das pesquisas realizadas nos últimos 12 meses. As pesquisas dos bolsistas foram apresentadas na mesa Políticas Culturais e Ciências Sociais Aplicadas, mediada pela coordenadora do grupo EPCC e orientadora dos bolsistas, Eula D.T.Cabral, tendo como avaliadora externa, a professora da UNIRIO, Cláudia Gurgel. Cultura digital e mulher: o antifeminismo nas redes foi apresentado por Danielle F. R. Furlani (CNPq); Análise do padrão de beleza de mulheres jornalistas em telejornais dos conglomerados midiáticos, por Karen B. S. Rodrigues, ex-bolsista da Faperj; A imagem da mulher no contexto midiático, por Juliana M. R. Celestino, ex-bolsista do CNPq. Os três trabalhos fazem parte do projeto do grupo EPCC: Concentração midiática diante da democratização da comunicação e da diversidade cultural: análise das estratégias dos grandes conglomerados.
Isabela C. dos S. de Freitas apresentou Resgatando a memória: a preservação dos registros culturais a partir do Centro de Referência e de Estudos em Políticas Culturais e Anderson Albérico Ferreira, ex-bolsista da FCRB, O repositório do Centro de Referências em Políticas Culturais como mecanismo de preservação da memória da gestão e políticas culturais do Brasil. Os dois estudos fazem parte do projeto Políticas Culturais e contemporaneidade: criação de um centro de referência e de estudos em Política Culturais 2016-2020.
Trabalhos premiados
A seleção dos melhores trabalhos foi feita pelos Comitês Externo e Institucional da XV Jornada de IC da FCRB, que escolheu cinco pesquisas. A premiação consta em oferecer aos bolsistas a oportunidade de publicar um artigo próprio nos Cadernos de Iniciação Científica, publicação eletrônica disponível no portal da FCRB.
Dentre os trabalhos premiados, destaca-se a pesquisa "Cultura digital e mulher: o antifeminismo nas redes", realizada pela bolsista e membro do grupo EPCC. Danielle Furlani, sob a supervisão da coordenadora do grupo EPCC, Eula D.T. Cabral. Faz parte do projeto Concentração midiática diante da democratização da comunicação e da diversidade cultural: análise das estratégias dos grandes conglomerados.
Confira a lista dos premiados (por ordem alfabética).
Bolsista: Ana Luíza Guimarães Ribeiro
Concepções de família e amizade entre falantes de língua mina e de português: uma análise do vocabulário de Antonio da Costa Peixoto (Ouro Preto, 1731-1741)
Orientadora: Ivana Stolze Lima
Bolsista: Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
Cultura digital e mulher: o antifeminismo nas redes
Orientador: Eula Cabral
Bolsista: Louhana Rosa Dias de Oliveira
A Casa Senhorial: Os Nogueira da Gama e suas redes para um estudo além do Vale do Paraíba Fluminense
Orientador: Ana Pessoa
Bolsista: Thomás Augusto Rangel de Lima
Humanidades Digitais: conceitos e origens
Orientador: Ana Lígia Medeiros
Destaque:
Bolsistas: Ana Carolina da Silva Duarte, Danielle Cruz e Júlia Kovaliauskas Bezerra
Rui Barbosa e o Caso Dreyfus
Orientadora: Laura do Carmo
Conheça os projetos de pesquisa do grupo EPCC
Objetivo: Analisar a concentração da mídia no Brasil e a importância da comunicação e da cultura como direitos humanos, verificando as estratégias dos conglomerados, o papel do governo e demandas das organizações sociais que defendem a democratização da comunicação e a diversidade cultural.
Objetivo: Construir um Centro de Referência e de Estudos em Políticas Culturais, disponibilizando as informações através de um repositório próprio hospedado no portal da Fundação Casa de Rui Barbosa com o objetivo de ampliar o acesso aos diversos estudos existentes.
Cultura, Comunicação e Informação na era digital
O objetivo é mostrar como a cultura, a comunicação e a informação são encaradas pela sociedade, políticos e empresários na era digital. Leva-se em consideração as questões sociais, culturais, políticas, econômicas e tecnológicas, verificando-se como vem sendo tratado o tema pela ciência, pelo empresariado e pelo governo a partir de pesquisas bibliográficas, documentais, entrevistas e estudos de casos.
Comments