top of page
  • Eula D.T.Cabral

Pesquisas sobre mídia cidadã são analisadas em evento no Brasil

É possível ter mídias cidadãs no Brasil? Como democratizar a comunicação brasileira diante da concentração midiática e do poderio de conglomerados privados?


Para responder estes questionamentos e superar os desafios enfrentados pela sociedade, no período de 22 a 24 de junho de 2021 será realizada a XV Conferência Brasileira de Comunicação/Mídia Cidadã. No evento, o grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC) estará apresentando quatro pesquisas. A Conferência pode ser acompanhada no canal da ABPCom no youtube - https://www.youtube.com/c/ABPCom e no site https://abpcom.com.br/evento/.

Uma das pesquisas que será apresentada é Democratização da comunicação na era digital de autoria da coordenadora e pesquisadora do grupo EPCC, Eula D.T.Cabral. O trabalho será apresentado na sessão 2 – Cenários e Desafios – no dia 23 de junho, às 15h30, no GT 1 – Meios e Processos de Comunicação para a Cidadania. O objetivo da pesquisa Democratização da comunicação na era digital é mostrar a importância de se democratizar a comunicação diante da concentração da mídia e como vem sendo encarada na era digital. A partir de pesquisas bibliográficas e documentais, a pesquisadora Eula D.T.Cabral verificou que: nos estudos sobre democratização da comunicação deve-se levar em consideração as questões sociais, culturais, políticas, econômicas e tecnológicas; a legislação brasileira, principalmente a Constituição federal, deve ser mantida nas análises junto com a sociedade, mostrando a importância da busca do conhecimento para que se tenha base sólida sobre a temática; iniciativas, atividades e ações dos governos, sociedade civil e empresariado devem ser encarados com seriedade nas pesquisas científicas para que o direito à comunicação se torne realidade para a sociedade brasileira. Cíntia Augustinha Freire - pesquisadora do grupo Emerge e voluntária no grupo EPCC - apresentará A importância da democratização da TV aberta em tempos de streaming na sessão 4 – Espaços para Atuar – no dia 24 de junho, às 15h30, no GT 1 – Meios e Processos de Comunicação para a Cidadania.


Lúcia Novaes - pesquisadora do grupo EPCC - apresentará Maternidades Conflitantes: o midiativismo no universo das mães brasileiras na sessão 3 - no dia 24 de junho, às 13h30, no GT 3 - Redes Sociais e Ativismo Midiático. Thainá Queiroz Alves - pesquisadora do grupo EPCC - apresentará Comunicação Comunitária na Internet: A cobertura do Capão Atento durante a pandemia de Covid 19 na sessão 3 – Comunicação, comunidades e movimentos sociais durante a pandemia: refletindo sobre as práticas – no dia 24 de junho, às 15h30, no GT 5 - Comunicação Cidadã: Gênero, Raça, Diversidade e Redes Colaborativas no Contexto da Pandemia.


35 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page