Políticas culturais no Brasil é tema de novo episódio do canal de podcast
Neste domingo (16), foi publicado mais um episódio do canal de podcast Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura. O episódio fala sobre o capítulo Políticas Culturais no Brasil: Desafios contemporâneos, de autoria de Antônio Albino Canelas Rubim. O capítulo faz parte da obra Políticas Culturais: Olhares e contextos, organizado por Lia Calabre e publicada pela Fundação Casa de Rui Barbosa em parceria com o Itaú Cultural, em 2015. A obra contempla alguns dos artigos que foram resultado de palestras e conferências no Seminário Internacional de Políticas Culturais, realizado em 2013 e 2014, pelo Setor de Estudos de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa em parceria com o Observatório Itaú Cultural. O Seminário Internacional busca reunir estudos, análises e reflexões sobre o campo de políticas culturais, sejam da gestão pública, da academia ou da sociedade civil. Além de permitir a exposição de experiências tanto nacionais quanto internacionais, principalmente as latino-americanas.
Ao todo, a obra reúne 11 artigos, sendo eles: Políticas culturais no Brasil: desafios contemporâneos; Os novos modos de consumir cultura e as velhas políticas ministeriais: desencontros e transformações; Políticas culturais no Uruguai; Política cultural e territorialidade na Espanha: a experiência da complexidade; Pensar a cartografia cultural a partir da geocultura; A longa viagem das políticas culturais no Chile. Estação terminal ou uma parada na plataforma?; Formalismo como estratégia na construção dos planos estaduais de cultura; A construção do plano estadual de cultura do Acre: um relato e algumas problematizações; Pontos de cultura e planos municipais: perspectivas da cooperação federativa; Produção cultural e políticas públicas de cultura: percursos e desafios do Festival Jazz e Blues de Guaraminga (CE); Por uma avaliação dialógico-estética contra o tecnicismo da Lei 8.666/93.
O capítulo abordado Políticas culturais no Brasil: desafios contemporâneos, é de autoria de Antônio Albino Canelas Rubim. Graduado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia e em Medicina pela Escola Baiana de Medicina, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia e doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Também possui pós-doutorado em Políticas Culturais pela Universidad de Buenos Aires e Universidad San Martin. O autor discorre sobre as três tradições que marcam a construção de políticas culturais no Brasil: as ausências, os autoritarismos e as instabilidades, compondo um quadro analítico da trajetória das políticas culturais no país, mapeando os desafios contemporâneos e os caminhos que devem ser percorridos para superação das problemáticas. O texto é estruturado em torno das seguintes seções: Ausências; Autoritarismos; Instabilidades; Enfrentamentos; Limitações; e por fim, Desafios contemporâneos.
Sobre o canal
Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura é o canal de podcast do grupo de pesquisa EPCC - Economia Política da Comunicação e da Cultura. O canal surge como uma iniciativa de disseminação de produções científicas da área e afins para a população em geral. Ouça o novo episódio disponibilizado no Spotify, no Anchor.fm e demais plataformas.
Comments