Racismo ambiental: o que é?
Racismo Ambiental é uma expressão que tem ganhado popularidade recentemente. Mas, afinal, o que é?
Segundo o Jornal da USP, O racismo ambiental é um termo utilizado para se referir ao processo de discriminação que populações periferizadas ou compostas de minorias étnicas sofrem através da degradação ambiental. A expressão denuncia que a distribuição dos impactos ambientais não se dá de forma igual entre a população, sendo a parcela marginalizada e historicamente invisibilizada a mais afetada pela poluição e degradação ambiental.
“Há um senso comum, e até um mito criado em torno da questão ambiental, de que ela nos atinge a todos igualmente”, conta Marcos Bernardino de Carvalho, professor de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, ao explicar a origem do termo.
A origem do conceito está nos movimentos da década de 50 e 60 e se relaciona aos movimentos de direitos civis americanos. O idealizador do conceito foi Benjamin Franklin Chavis que, inclusive, atuou como secretário ao lado de Martin Luther King.
Para o professor Marcos Bernardino de Carvalho, é inegável afirmar que no Brasil, a população negra é a que mais sofre com a degradação ambiental, o que também encontra raízes no período colonial.
O racismo ambiental é causado por injustiças sociais e a ausência de políticas públicas corrobora essa triste realidade.
Comentarios