Record News: A bancada é negra e é feminina!
O horário nobre no telejornal da Record News está diferente, isso porque a nova dupla a assumir a bancada é composta por uma dupla negra e feminina. São elas: Mariana Bispo e Salcy Lima.
O fato é histórico. Pela primeira vez, uma emissora de televisão brasileira passa a ter duas jornalistas negras no comando do principal noticiário. No último dia 12 do corrente mês, a dupla dividiu a bancada que, normalmente é comandada por Camila Busnello e Gustavo Toledo.
De um modo geral, no Brasil, os jornais são conduzidos por homens brancos e as mudanças nessa estrutura de estereótipos só começaram a ser percebidas no ano de 2018. Naquele ano, na RedeTv!, Luciana Camargo e Rodrigo Cabral comandaram a bancada do jornal daquela emissora e vale ressaltar: uma dupla negra. Assim, a RedeTv! inaugurou esse cenário mais plural nos noticiários do país, sendo seguida pela Record e pela Globo.
No mês de agosto de 2019, a globo também escalou dois jornalistas negros na bancada do Jornal Nacional. Já a Record, no Dia da Consciência Negra, escalou Luiz Monteiro e Salcy Lima para o comando do jornal naquele 20 de novembro.
A escalação de duas jornalistas negras para assumir o jornal representa um importante marco na história do jornalismo televisivo no país, é um ato de combate ao preconceito e a desigualdade racial, além da representatividade já que, uma parcela expressiva da população brasileira se declara negra.
Комментарии