top of page
Buscar

Record News: A bancada é negra e é feminina!

  • Foto do escritor: Larissa Louback
    Larissa Louback
  • 27 de jan. de 2022
  • 1 min de leitura

O horário nobre no telejornal da Record News está diferente, isso porque a nova dupla a assumir a bancada é composta por uma dupla negra e feminina. São elas: Mariana Bispo e Salcy Lima.


O fato é histórico. Pela primeira vez, uma emissora de televisão brasileira passa a ter duas jornalistas negras no comando do principal noticiário. No último dia 12 do corrente mês, a dupla dividiu a bancada que, normalmente é comandada por Camila Busnello e Gustavo Toledo.


De um modo geral, no Brasil, os jornais são conduzidos por homens brancos e as mudanças nessa estrutura de estereótipos só começaram a ser percebidas no ano de 2018. Naquele ano, na RedeTv!, Luciana Camargo e Rodrigo Cabral comandaram a bancada do jornal daquela emissora e vale ressaltar: uma dupla negra. Assim, a RedeTv! inaugurou esse cenário mais plural nos noticiários do país, sendo seguida pela Record e pela Globo.


No mês de agosto de 2019, a globo também escalou dois jornalistas negros na bancada do Jornal Nacional. Já a Record, no Dia da Consciência Negra, escalou Luiz Monteiro e Salcy Lima para o comando do jornal naquele 20 de novembro.


A escalação de duas jornalistas negras para assumir o jornal representa um importante marco na história do jornalismo televisivo no país, é um ato de combate ao preconceito e a desigualdade racial, além da representatividade já que, uma parcela expressiva da população brasileira se declara negra.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page