Relembre: Varre, varre, varre vassourinha!
"Varre, varre, varre vassourinha" era o jingle da campanha de Jânio da Silva Quadros na eleição de 1960.
A vassoura era símbolo de Jânio Quadros, que prometia varrer a corrupção. Jânio começou como vereador em 1947 em São Paulo, era antes professor de geografia. Em 1955, tornou-se prefeito em São Paulo.
Na Presidência da República, seu antecessor foi JK, Juscelino Kubitchesk, que não concorreu pelas limitações constitucionais à reeleição.
Concorrendo com Jânio, estava Marechal Lott, indicado por JK. O Brasil deu a vitória à Jânio Quadros, com a maior votação no país até aquele momento.
Vale dizer, foi o primeiro Presidente a tomar posse em Brasília.
À época, a eleição não era como é hoje, votava-se para Presidente e para Vice. O vice eleito foi de Lott, o adversário de Jânio: o Jango, João Goulart.
No governo de Jânio, foi proibido o bikini, o maiô e o desfile de misses, além da rinha de galo e foi regulado o carteado em jogos de clube. A corrida de cavalo também foi proibida durante os dias de semana, como afirma Eduardo Bueno. (link abaixo)
Mas esse governo ficou conhecido pela renúncia de Jânio em 25 de agosto de 1961, por motivos de forças ocultas. O que foi revelado após pelo próprio Jânio que havia blefado.
Ouça o jingle: https://www.youtube.com/watch?v=m0QfM_IJsBw
Para saber mais: https://www.youtube.com/watch?v=DAcuafugGws
Comentarios