Seminário internacional Memória e Instituições de Arte e Cultura está disponível na web
Já está disponível na web o Seminário Internacional Memória e Instituições de Arte e Cultura - Práticas de Arquivo: O acervo documental da Arte-Correio do Centro de Arte Experimental Vigo. Realizado no dia 12 de maio de 2021 e organizado pelo grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos (PPGMA-FCRB) e do Centro de Arte Experimental Vigo, reuniu pesquisadores brasileiros e argentinos.
Participaram como palestrantes: Ana María Gualtieri, directora del Centro de Arte Experimental Vigo; Julio Lamilla, magistre en Lenguajes artísticos combinados - UNA; Clarisa López Galarza, profesora en Historia de las Artes – UNLP; Natalia Aguerre - Dra en Comunicación – UNLP. Atuaram como mediadoras Eula D.T.Cabral, coordenadora do grupo EPCC e professora do PPGMA; e Denise Trindade, pesquisadora do grupo EPCC e professora convidada do PPGMA.
A importância das instituições de cultura
As instituições de arte, memória e cultura são fundamentais no desenvolvimento da sociedade. No Brasil, a Fundação Casa de Rui Barbosa se destaca nas áreas de cultura, pesquisa e ensino, divulgando a obra e a vida de Rui Barbosa. Além de eventos, pesquisas e de seu programa de pós-graduação, também se destaca com Museu, Arquivos, Bibliotecas e Arquivo-Museu de Literatura Brasileira. Na Argentina, o Centro de Arte Experimental Vigo é uma instituição de cultura e de arte argentina, localizada na cidade de La Plata, aberta a estudantes, pesquisadores e instituições envolvidas em projetos e investigações sobre arte contemporânea e experimental. Fundado em 1998, a sede e o acervo são resultado da decisão do artista conceitual Edgardo Antonio Vigo, que deixou em custódia sua obra e seus arquivos à Fundação Centro de Artes Visuais, após sua morte em 1997. A instituição preserva e difunde a obra do artista Edgardo Antonio Vigo (EAV), com um acervo dividido em três áreas: Biblioteca, Hemeroteca e Arquivo. A Biblioteca conta com 2.500 volumes voltados para artes plásticas contemporâneas, poesia visual e arte-correo. A Hemeroteca possui coleções de revistas internacionais de arte de EAV, que datam desde 1951 até o final da década de 90, do século XX. Já o Arquivo, contém um fundo de documentos pessoais de EAV, de exposições organizadas por ele e arte correio - formada por objetos, xilografia, poesia visual e arte-correo, além fotografias, vídeos, revistas experimentais, livros de selos, caixas de poesia visual e publicações de outros artistas. Também se destaca um sub fundo como o Museu da Xilografia. (Informações baseadas no site Arteinformado)
Comments