top of page
Larissa Louback

Teixeira Coelho: um legado na cultura

Faleceu neste sábado, dia 4 de junho de 2022, o professor, pensador e crítico de arte Teixeira Coelho.

José Teixeira Coelho Netto havia recebido diagnóstico de mielodisplasia em outubro de 2021, e recentemente teve complicações em seu quadro de saúde.


Teixeira Coelho foi professor titular e emérito da USP (Universidade de São Paulo), foi também professor sênior do Instituto de Estudos Avançados na mesma universidade. Em 1971, se formou em Direito pela Universidade de Guarulhos. Fez mestrado em Ciências da Comunicação na ECA (Escola de Comunicação e Artes), da USP. Já em 1981, fez doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas também na USP.


Foi diretor do MASP (Museu de Arte de São Paulo) no período de 2006 a 2014, quando o museu passava por uma das maiores crises financeiras de sua história. Antes da direção do MASP, já havia dirigido o MAC (Museu de Arte Contemporânea da USP), de 1998 a 2002. Além disso, atuou na curadoria da Bienal de Curitiba em 2013 e 2015, e foi professor de História da Arte no Mackenzie.


Teixeira Coelho planejava lançar em 2023 um novo livro sobre arte e cultura computacional: “eCultura: a utopia final e sinais e maravilhas da Arte e Cultura na era digital”. O crítico publicou livros de relevância, como: “Moderno Pós-Moderno, Arte e Utopia – Arte de Nenhuma Parte”, “Dicionário Crítico de Política Cultural”, “História Nacional da Ditadura”, “Niemeyer: Um Romance”, entre outros.

O crítico colaborou com publicações na Folha de São Paulo e contribuiu para a construção do Observatório Itaú Cultural.


10 visualizações

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page