UFRJ ameaça fechar portas no segundo semestre devido à dificuldade financeira
Nesta segunda feira (10) a reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Denise Pires Carvalho, junto com o vice-reitor, Carlos Leão Rocha, publicaram artigo no Jornal O Globo que expõe a frágil situação financeira da UFRJ.
Segundo eles, os sucessivos bloqueios e cortes nos orçamentos da UFRJ podem inviabilizar o pagamento de contas de segurança, limpeza, eletricidade e água, fazendo com que a Universidade feche as portas em Julho.
O fechamento da UFRJ implica encerramento de atividades de 9 hospitais universitários e unidades de saúde, 13 museus, mais de 1.450 laboratórios, 45 bibliotecas, um Parque Tecnológico de ponta e ainda por cima suspender a pesquisa de duas vacinas nacionais.
Desde 2013 o orçamento da UFRJ vêm sendo cortado. Em 2021, o orçamento aprovado pela Lei Orçamentária para UFRJ é de 38% daquele empenhado em 201. O projeto de sucateamento da universidade e da educação publica vem andando a passos largos. A verba disponível para investimentos e manutenção em 2021 nas universidades públicas caiu ao patamar de 2004, mas com o dobro de estudantes que há 18 anos atrás.
A nota escrita pela Reitora: https://outline.com/4SrJyV
Comments