Equipe EPCC participa do XIV CBCC e do X Seminário ALAIC

22.10.2019

No período de 22 a 25 de outubro de 2019 serão realizados no Rio de Janeiro o XIV CBCC, que tem como tema “Sustentabilidade, autonomia e resistência da Comunicação Popular, Comunitária e Alternativa”, e o X Seminário ALAICDiálogos desde el sur: comunicación + comunidad + alternatividad”. Os eventos acontecem no Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, reunindo pesquisadores do Brasil e América Latina, e o grupo EPCC estará participando com oito trabalhos de investigação científica.

 

O Projeto EPCC, desenvolvido no setor de Pesquisa em Políticas Culturais da FCRB, é coordenado por Eula D.T. Cabral e formado por 13 pesquisadoras, sendo três bolsistas de Iniciação Científica (CNPq, FCRB e Faperj), sete voluntárias e duas pesquisadoras que auxiliam o grupo com suas expertises. A equipe participará dos dois eventos, sendo que sete pesquisadoras estarão apresentando as pesquisas que vêm desenvolvendo.

 

O projeto, que tem como pesquisa central “Concentração midiática diante da  democratização da comunicação e da diversidade cultural”, leva em consideração três estratégias de atuação: 1. investigação científica e análise do cenário midiático brasileiro; 2. realização de eventos que aproximam pesquisadores e ativistas para o debate e busca de alternativas para a democratização da mídia e da área cultural; 3. site EPCC.

 

Eula D.T. Cabral, coordenadora do projeto, apresenta a pesquisa “Como a concentração midiática interfere na democratização da comunicação” no GT5 – Desafios para a Sustentabilidade com Autonomia da XIV Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã. Além disso, no X Seminário ALAIC coordena a Sessão 3 – Representações Sociais e Políticas nas Mídias e Mobilização Cidadã, do GI1 – Direito à comunicação na América Latina, e analisa a “Democratização e luta pela comunicação como direito de todo(a)s”.

 

Cintia Augustinha dos Santos Freire, especialista em arquivos e em Educação Infantil e voluntária no projeto, apresenta “Mídia e Infância” na Sessão 4 – Comunicação e Educação para a Cidadania da Infância e Juventudes do GI1 – Direito à comunicação na América Latina do X Seminário ALAIC.

 

Luana Matos do Nascimento, que foi bolsista do projeto e hoje é voluntária, trabalha com “Concessão, democracia e cultura: o caso Sarney” na Sessão 2B – Direito ao Acesso à Informação e aos Meios, Censura e (Des)igualdades do GI1 – Direito à comunicação na América Latina do X Seminário ALAIC.

 

Karen B. Santarem Rodrigues, bolsista da Faperj/FCRB, fala sobre “Regulamentação da TV brasileira” na Sessão 2A – Políticas Públicas,  Regulação dos Meios de Comunicação e do Acesso à Informação do GI1 – Direito à comunicação na América Latina do X Seminário ALAIC.

 

Thainá Queiróz Alves, que foi bolsista do projeto e hoje é voluntária, analisa “Novas formas de comunicação na periferia e pela periferia: O caso do Capão Atento” na Sessão 2B – Redes Comunitárias, Movimentos Sociais e Mídia Popular do GI3 – Novas Configurações Comunitárias na América Latina do X Seminário ALAIC .  

 

Maria Byington Leite de Castro, especialista em arquivos televisivos e voluntária no projeto, apresenta “Televisão brasileira: arquivo, preservação, acesso e reuso” na Sessão 1ª do GI4 – Práticas Hegemônicas, Cultura e Alternativas na América Latina do X Seminário ALAIC.

 

Lúcia Helena Novaes de Souza Nogueira, mestranda do PPGMA da FCRB e que vem auxiliando o grupo no projeto, analisa “O protagonismo do gênero feminino nas séries televisivas formato reality show drama familiar” na Sessão 1A – Feminino em Pauta do GI5 – Gênero e Vulnerabilidade na Mídia Latino-Americana do X Seminário ALAIC.

 

O XIV CBCC “Sustentabilidade, autonomia e resistência da Comunicação Popular, Comunitária e Alternativa” e o X Seminário ALAIC "Diálogos desde el sur: comunicación + comunidad + alternatividad” são realizados pela UFF, Faperj, Capes, Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCOM) e pela Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC).

 

Conheça o projeto EPCC - https://pesquisaicfcrb.wixsite.com/epcc e o canal EPCC Brasil - https://www.youtube.com/channel/UC7niIPYHyPTpr24THJx-hiw/videos

 

Saiba mais sobre os eventos XIV CBCC e X Seminário ALAIC

Site - https://abpcomalaicnauff.wixsite.com/abpcomalaic2019

Facebook - https://www.facebook.com/CBCC.ALAIC

Saiba como chegar nos locais dos eventos

 

 

 Parte da equipe do projeto EPCC no VII Colóquio EPCC.

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

"Cultura, Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias" é tema de análise no RJ

22.10.2019

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo