top of page
Buscar

Conhecimento gera informação de qualidade

  • Eula D.T.Cabral
  • 1 de mai. de 2020
  • 7 min de leitura

Nos últimos meses, observou-se grande confusão na transmissão de todo e qualquer tipo de informação. É verdade? É mentira? Como conferir ou entender? Por que as pessoas não conferem aquilo que lêem e/ou recebem? Por que não buscam conhecimento? Não sabem onde encontrar? Não existem possibilidades, escolas, pesquisas, locais que abram caminhos para as pessoas checarem e se aprofundarem nos assuntos expostos nas mídias?

Mais uma semana se passou e o Brasil entrou nos gráficos dos países com o maior número de mortos por coronavírus e a tendência é que, se o isolamento social não for mantido, milhares de pessoas vão morrer nos próximos 15 dias. Mesmo diante destas constatações, políticos e empresários insistem que o retorno ao trabalho deve ser imediato, independente do cenário caótico. É incrível ligar nos canais de TV e ver na Internet a comparação que tentam fazer entre o Brasil e a Suécia. Será que entenderam qual foi e é a estratégia sueca e quais são as suas políticas públicas? O sistema de saúde do Brasil é como o da Suécia? Não seria um absurdo insistir nesta comparação? Como são as instituições públicas brasileiras? Têm prédios equipados com profissionais bem pagos e qualificados? As políticas públicas para saúde, educação, pesquisa e cultura têm destaque no cenário brasileiro? Como os brasileiros são tratados? Seus direitos são levados em consideração ou só impõem deveres? Qual o retrato do Brasil hoje?

É preciso entender o contexto. Fazer questionamentos sobre o antes, o durante e o depois. Políticas (sejam de Direita ou de Esquerda) não resolvem quando o quadro da saúde, da educação (sem investimentos em pesquisa) e da cultura são ignorados.

Com o objetivo de compartilhar conhecimento com a sociedade, no mês de abril de 2020, o grupo de pesquisa EPCC registrou em seu site e em suas redes sociais 108 notícias sobre direito à comunicação, à informação e à cultura e 14 podcasts de artigos e livros científicos que dão embasamento para entender o cenário atual.

Somente no período de 25 a 30 de abril de 2020 foram disponibilizadas 17 notícias. Informações que analisam o direito e o dever do cidadão, do Estado e das empresas em relação à qualidade e responsabilidade das informações divulgadas e produzidas, assim como a comunicação e a cultura como direitos humanos. Verificou-se o que a mídia brasileira divulgou à população sobre fake news, o compartilhamento de dados de telecomunicações, além da comunicação intercultural. Confira algumas.

YouTube e Fake News (30/4/2020).

Podcasts científicos

No canal Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura, no Spotify e no Anchor.FM foram publicados três podcasts nos dias 26, 29 e 30 de abril de 2020, resultando em 14 arquivos digitais de áudio disponibilizados pela Internet sobre artigos e livros científicos da área de Economia Política da Comunicação, da Cultura e da Informação. O objetivo é fazer com que os brasileiros tenham acesso à produção acadêmica e entendam cientificamente a importância do direito que todos têm em relação à comunicação, à informação e à cultura. Confira.

A Identidade Cultural na Pós-Modernidade, obra publicada em 2006 pelo pesquisador jamaicano e um dos fundadores dos Estudos Culturais, Stuart Hall. Obra lida nos cursos de graduação e de Pós-graduação, principalmente das áreas de Humanas e de Ciências Sociais Aplicadas, levanta questões sobre a identidade cultural na modernidade tardia e se existe ou não uma crise de identidade, em que consiste e se há ou não conseqüências. O podcast foi disponibilizado no dia 30 de abril de 2020.

“Mídia, poder e a (nova) agenda do capital”, obra publicada em 2018 e organizada pela ex-vice-presidente da Ulepicc Brasil, Ivonete da Silva Lopes, e por seu atual presidente, Anderson Santos. Reúne 11 artigos de pesquisadores da área de Economia Política da Comunicação, da Informação e da Cultura, resultado de pesquisas apresentadas no VI Encontro Nacional da ULEPICC-Brasil (capítulo Brasil da União Latina da Economia Política da Informação da Comunicação e da Cultura), realizado em 2016. Está disponível gratuitamente nas versões MOBI e EPUB. Podcast transmitido no dia 29 de abril de 2020.

Regulando a TV: Uma visão comparativa no Mercosul, obra publicada em 2000 e de autoria do coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Redes Digitais da UFBA, Othon Jambeiro. A obra analisa as redes de televisão de quatro países do Mercosul: Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil, a partir das semelhanças e diferenças entre os sistemas de televisão e suas legislações. O podcast foi disponibilizado no dia 26 de abril de 2020.

Comunicação e Cultura no Brasil - Diálogos com a Economia Política da Comunicação e da Cultura, obra publicada em 2018 e disponibilizada gratuitamente, organizada pela coordenadora do grupo de pesquisa EPCC, Eula Dantas Taveira Cabral, e pelo pesquisador Adilson Vaz Cabral Filho. É resultado da realização de colóquios de Economia Política da Comunicação e da Cultura pela Fundação Casa de Rui Barbosa, pelo Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (EMERGE), da Universidade Federal Fluminense, e pelo grupo de trabalho "Políticas de Comunicação" da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, Seção Brasil (ULEPICC-Brasil). Reúne artigos de Murilo César Ramos, Patricia Bandeira de Melo, Octavio Penna Pieranti, Marcia Correa e Catro, Adilson Vaz Cabral Filho e Eula Dantas Taveira Cabral. O podcast foi lançado no dia 22 de abril de 2020.

Definindo vigilância é resultado da análise do texto "Como Podemos Definir Vigilância?" do pesquisador austríaco Christian Fuchs, publicado na revista Matrizes em 2011. O autor trabalha com os conceitos vigilância neutra, em massa e negativa diante da Sociedade da Informação e das mudanças ocorridas no cenário internacional com a evolução das novas tecnologias. Podcast disponibilizado no dia 18 de abril de 2020.

Ativismo digital é resultado do artigo “O Ativismo Digital” publicado na Biblioteca online de Ciências da Comunicação, BOCC, em 2001, pelo pesquisador Dênis de Moraes. Mostra-se como a relação da internet com o ativismo, sua influência e a possibilidade da pluralidade de ideias diante de uma mídia que se pretende democrática, apesar dos constantes embates de governos e empresas que tentam mantê-la sob controle. Podcast também difundido no dia 18 de abril de 2020.

Economia Política do Jornalismo: tendências, perspectivas e desenvolvimento regional, obra lançada em 2016 e organizada pelos pesquisadores Jacqueline Lima Dourado, Denise Maria Moura da Silva Lopes e Renan da Silva Marques, foi o tema do podcast de 15 de abril de 2020. Analisou-se os 19 artigos publicados no livro por grandes pesquisadores nacionais e internacionais.

Economia Política da Internet e os sites de redes sociais, artigo escrito pelos pesquisadores César Bolaño, fundador da Ulepicc Brasil, e Eloy Vieira. Publicado em 2014 na revista EPTIC Online v.16, n.2, foi analisado no podcast do dia 12 de abril de 2020.

Comunicação pública e comunitária: as perspectivas das novas mídias, capítulo de autoria de Laurindo Lalo Leal Filho, e que faz parte do livro "Comunicação, cultura, informação e democracia: tensões e contradições", publicado em 2016 e resultado do V Encontro da Ulepicc-Brasil, também foi tema de podcast do dia 12 de abril de 2020.

Desafios das Políticas de Comunicação, obra publicada e disponibilizada gratuitamente em 2019 e organizada pela pesquisadora Eula Cabral. O livro conta com artigos científicos apresentados no Grupo de Trabalho "Políticas de Comunicação" do VII Encontro da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC), capítulo Brasil, realizado em Maceió, em 2018. O podcast foi divulgado no dia 7 de abril de 2020.

Comunicação, Cultura e Informação: tensões e contradições, obra publicada em 2016 e organizada pelos pesquisadores Adilson Cabral e Eula Cabral, foi o tema do podcast disseminado no dia 5 de abril de 2020. O livro conta com artigos de pesquisadores nacionais e internacionais da área de Economia Política da Comunicação, da Cultura e da Informação e é resultado de palestras ministradas no V Encontro da ULEPICC Brasil.

Mídia Brasileira: entre a concentração e a democratização midiática, capítulo do livro "Mídia, poder e a (nova) agenda do capital" (disponível em epub e em mobi), de autoria de Eula Cabral e publicado em 2018, pela Ulepicc Brasil, foi o tema do terceiro episódio transmitido no dia 01 de abril de 2020.

MacBride, a NOMIC e a participação latino-americana na concepção de teses sobre a democratização da comunicação, artigo publicado por um dos maiores pesquisadores da área de Comunicação do Brasil, José Marques de Melo, que faleceu em 2018, e publicado na revista Logos 28, de 2008, foi o tema do podcast de 29 de março de 2020.

Seis questões para entender a hegemonia midiática, artigo publicado na obra "Crítica da mídia e Hegemonia Cultural” (2016), do pesquisador Dênis de Moraes, foi o episódio piloto lançado no dia 25 de março de 2020.

Veja ainda os eventos e palestras disponíveis em vídeos

Para tornar acessíveis os eventos científicos organizados pelo grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura foi criado em 2019 o canal no youtube EPCC Brasil.

O grupo EPCC disponibilizou os eventos gravados, contando com a presença de pesquisadores e ativistas da área de Economia Política da Comunicação, da Cultura e da Informação. É o caso de VII Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura, realizado no dia 14 de outubro de 2019 e que teve como tema "Cultura, Mídia e Democracia. Estiveram presentes Laurindo Leal Filho, diretor do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé; Adilson Cabral, pesquisador e líder do grupo de pesquisa EMERGE - Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência; Rosângela Fernandes, fundadora e coordenadora da ONG Criar Brasil; e Eula Cabral, coordenadora do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura.

Confira mais:

Assista todos os eventos e obtenha mais conhecimento.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page