top of page
Eula D.T.Cabral

Pesquisas científicas sobre Cultura, Comunicação e Informação

Você sabia que é possível fazer pesquisas científicas sobre Comunicação, Cultura e Informação?


O V Seminário de Pesquisas em Cultura, Comunicação e Informação tem como objetivo compartilhar com a sociedade as pesquisas científicas que vêm sendo desenvolvidas nas três áreas (Cultura, Comunicação e Informação). Neste evento, a líder do grupo EPCC e chefe do setor de pesquisa em Políticas Culturais da FCRB, Eula D. T. Cabral, apresentou os dois projetos que coordena e vêm sendo desenvolvidos na FCRB com o apoio dos programas de pesquisa da instituição: Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na área da Cultura (PIPC) e Programa de Iniciação Científica (PIC). Também participaram como palestrantes as bolsistas Cíntia Freire, Mariana Franco, Larissa Louback e Carolina Magalhães que falaram das pesquisas que vêm desenvolvendo na FCRB e nas instituições onde estão cursando o ensino superior. Projetos de pesquisa - Cultura, Comunicação e Informação na era digital tem o objetivo de mostrar como a cultura, a comunicação e a informação são encaradas pela sociedade, políticos e empresários na era digital e a importância da digitalização, da preservação e de sua democratização. Verifica-se, assim, como o cenário midiático (que envolve a cultura, a comunicação e a informação) vem sendo construído no Brasil, a legislação brasileira e os acordos internacionais, identificando como regem o conteúdo midiático e o que falta ser implementado no Brasil por parte dos governos e dos grupos de mídia e que projetos de digitalização e de preservação vêm sendo feitos pelo governo federal, sociedade civil e conglomerados midiáticos. - Concentração midiática diante da democratização da comunicação e da diversidade cultural: análise das estratégias dos grandes conglomerados tem como objetivo analisar a concentração da mídia no Brasil e a importância da comunicação e da cultura como direitos humanos, verificando as estratégias dos conglomerados, o papel do governo e demandas das organizações sociais que defendem a democratização da comunicação e a diversidade cultural. Analisa-se como o cenário midiático vem sendo construído no Brasil, a legislação brasileira e os acordos internacionais, identificando como regem o conteúdo midiático e a diversidade cultural e o que falta ser implementado no Brasil por parte dos governos e dos grupos de mídia e como a democratização da comunicação e a diversidade cultural são vistas pelo governo federal, sociedade civil e conglomerados midiáticos. Conheça as palestrantes e tenha acesso às palestras


Eula D. T. Cabral é chefe do setor de Pesquisa em Políticas Culturais da FCRB, coordenadora e pesquisadora do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC), da FCRB. É professora do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos (PPGMA) da FCRB, tendo Pós-Doutorado em Comunicação pela UERJ, doutorado e mestrado em Comunicação Social pela UMESP. É coordenadora de projetos de pesquisa com alunos de graduação e pós-graduação. Analisou Comunicação, Cultura e Informação na área científica.

Mariana Franco Teixeira é membro do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC) da FCRB. Doutoranda e Mestre em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ). Bolsista do Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na Área da Cultura da FCRB (PIPC) no projeto de pesquisa Cultura, Comunicação e Informação na era digital. Falou sobre Carlos Gomes – epílogo: o Canto do Cisne.

Cintia Augustinha dos Santos Freire é membro do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC) da FCRB. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Mídia e Codiano da Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista do Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na Área da Cultura da FCRB (PIPC) no projeto de pesquisa Cultura, Comunicação e Informação na era digital. Verificou a Reinvenção dos grupos de mídia televisiva frente ao audiovisual multitelas no cotidiano da sociedade brasileira.

Carolina Venancio Magalhães é membro do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC) da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Graduanda em Comunicação Social – Rádio/TV na ECO/ UFRJ. Bolsista no Programa de Iniciação Científica (PIC) da FCRB/CNPq no projeto Concentração midiática diante da democratização da comunicação e da diversidade cultural: análise das estratégias dos grandes conglomerados. Mostrou a relação entre Agronegócio e Radiodifusão.

Larissa Gama Louback é membro do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC) da FCRB. Especialista em Direito Constitucional Aplicado pela Faculdade Legale. Graduanda em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bolsista no Programa de Iniciação Científica (PIC) da FCRB/CNPq no projeto de pesquisa Cultura, Comunicação e Informação na era digital. Falou sobre 200 anos de independência: são 200 anos de cultura no texto constitucional?

O grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura dá dicas, todas as segundas-feiras, sobre livros, artigos, filmes, séries etc que possam auxiliar as pessoas na compreensão de assuntos ligados à Comunicação, à Cultura e à Informação. Também disponibiliza, em seu site EPCC, materiais de apoio para atividades de divulgação científica. Canais de divulgação científica do grupo EPCC Site EPCC- https://pesquisaicfcrb.wixsite.com/epcc



Imagens da dica Texto: Eula D.T.Cabral Arte: Diego Okino








28 visualizações

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page